1 Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria. | 1 Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria. | 1 Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez. | 1 Quem vive isolado busca o que deseja E incomoda-se com toda a verdadeira sabedoria. | 1 Quem se isola procura sua própria vontade e se irrita contra tudo o que é razoável. |
2 O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração. | 2 O tolo não toma prazer no entendimento, mas tão somente em revelar a sua opinião. | 2 O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos. | 2 O tolo não tem prazer no entendimento, Mas tão somente em se revelar tal como é. | 2 O insensato não tem propensão para a inteligência, mas para a expansão dos próprios sentimentos. |
3 Vindo o ímpio, vem também o desprezo, e com a ignomínia a vergonha. | 3 Quando vem o ímpio, vem também o desprezo; e com a desonra vem o opróbrio. | 3 Com a impiedade, vem o desprezo, e com a desonra vem a vergonha. | 3 Quando vier o perverso, vem também o desprezo, E com a ignomínia vem o opróbrio. | 3 O desprezo ombreia com a iniqüidade; o opróbrio com a vergonha. |
4 Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria. | 4 Águas profundas são as palavras da boca do homem; e a fonte da sabedoria é um ribeiro que corre. | 4 As palavras do homem são águas profundas, mas a fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda. | 4 As palavras da boca do homem são como águas profundas, E a fonte da sabedoria é como ribeiro que corre. | 4 As palavras da boca de um homem são águas profundas; a fonte da sabedoria é uma torrente transbordante. |
5 Não é bom favorecer o ímpio, e com isso, fazer o justo perder a questão. | 5 Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, nem privar o justo do seu direito. | 5 Não é bom favorecer os ímpios para privar da justiça o justo. | 5 Não é bom guardar respeito à pessoa do perverso, Nem oprimir o justo no juízo. | 5 Não fica bem favorecer um perverso para prejudicar o direito do justo. |
6 Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. | 6 Os lábios do tolo entram em contendas, e a sua boca clama por açoites. | 6 As palavras do tolo provocam briga, e a sua conversa atrai açoites. | 6 Os lábios do tolo metem-se em contendas, E a sua boca provoca açoites. | 6 Os lábios do insensato promovem contendas: sua boca atrai açoites. |
7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. | 7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. | 7 A conversa do tolo é a sua desgraça, e seus lábios são uma armadilha para a sua alma. | 7 A boca do tolo é a sua destruição, E os seus lábios são o laço da sua alma. | 7 A boca do tolo é a sua ruína; seus lábios são uma armadilha para a sua própria vida. |
8 As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre. | 8 As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas. | 8 As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem até o íntimo do homem. | 8 As palavras do caluniador são como doces bocados, Que penetram até o fundo das entranhas. | 8 As palavras do delator são como gulodices: penetram até as entranhas. |
9 O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador. | 9 Aquele que é remisso na sua obra é irmão do que é destruidor. | 9 Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói. | 9 Aquele que é remisso na sua obra, É irmão do que é destruidor. | 9 O frouxo no trabalho é um irmão do dissipador. |
10 Torre forte é o nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio. | 10 Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo, e está seguro. | 10 O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros. | 10 O nome de Jeová é uma torre forte, À qual o justo se acolhe e está seguro. | 10 O nome do Senhor é uma torre: para lá corre o justo a fim de procurar segurança. |
11 Os bens do rico são a sua cidade forte, e como uma muralha na sua imaginação. | 11 Os bens do rico são a sua cidade forte, e como um muro alto na sua imaginação. | 11 A riqueza dos ricos é a sua cidade fortificada, eles a imaginam como um muro que é impossível escalar. | 11 Os bens do rico são a sua cidade forte, E como um muro alto na sua imaginação. | 11 A fortuna do rico é sua cidade forte; em seu pensar, ela é como uma muralha elevada. |
12 O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade. | 12 Antes da ruína eleva-se o coração do homem; e adiante da honra vai a humildade. | 12 Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra. | 12 Antes da ruína eleva-se o coração do homem, E adiante da honra vai a humildade. | 12 Antes da ruína, o coração do homem se eleva, mas a humildade precede a glória. |
13 O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua. | 13 Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha. | 13 Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha. | 13 Quem responde antes de ouvir, Estultícia lhe é e vergonha. | 13 Quem responde antes de ouvir, passa por tolo e se cobre de confusão. |
14 O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará? | 14 O espírito do homem o sustentará na sua enfermidade; mas ao espírito abatido quem o levantará? | 14 O espírito do homem o sustenta na doença, mas o espírito deprimido, quem o levantará? | 14 O espírito do homem o sustentará na enfermidade, Mas quem poderá levantar a um espírito quebrantado? | 14 O espírito do homem suporta a doença, mas quem erguerá um espírito abatido? |
15 O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. | 15 O coração do entendido adquire conhecimento; e o ouvido dos sábios busca conhecimento; | 15 O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura. | 15 O coração do inteligente adquire conhecimento, E o ouvido dos sábios busca ao conhecimento. | 15 O coração inteligente adquire o saber; o ouvido dos sábios procura a ciência. |
16 Com presentes o homem alarga o seu caminho e o eleva diante dos grandes. | 16 O presente do homem alarga-lhe o caminho, e leva-o à presença dos grandes. | 16 O presente abre o caminho para aquele que o entrega e o conduz à presença dos grandes. | 16 Os presentes do homem alegram-lhe o caminho, E levam-no perante os grandes. | 16 O presente de um homem lhe abre tudo, e lhe dá acesso junto aos grandes. |
17 O que pleiteia por algo, a princípio parece justo, porém vem o seu próximo e o examina. | 17 O que primeiro começa o seu pleito parece justo; até que vem o outro e o examina. | 17 O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razão, até que outro venha à frente e o questione. | 17 O primeiro que pleitea a sua causa parece justo; Mas vem a outra parte, e o sonda. | 17 Quem advoga sua causa, por primeiro, parece ter razão; sobrevém a parte adversa, que examina a fundo. |
18 A sorte faz cessar os pleitos, e faz separação entre os poderosos. | 18 A sorte faz cessar os pleitos, e decide entre os poderosos. | 18 Lançar sortes resolve contendas e decide questões entre poderosos. | 18 A sorte faz cessar os pleitos, E decide entre os poderosos. | 18 A sorte apazigua as contendas e decide entre os poderosos. |
19 O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio. | 19 um irmão ajudado pelo irmão é como uma cidade fortificada; é forte como os ferrolhos dum castelo. | 19 Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela. | 19 O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte, E tais contendas são como os ferrolhos dum castelo. | 19 Um irmão ofendido é pior que uma cidade forte; as questões entre irmãos são como os ferrolhos de uma cidadela. |
20 Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. | 20 O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará. | 20 Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz. | 20 O ventre dum homem se fartará do fruto da sua boca, E com os renovos dos seus lábios estará satisfeito. | 20 É do fruto de sua boca que um homem se nutre; com o produto de seus lábios ele se farta. |
21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. | 21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. | 21 A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. | 21 A morte e a vida estão no poder da língua, Cujos amadores comerão dos frutos dela. | 21 Morte e vida estão à mercê da língua: os que a amam comerão dos seus frutos. |
22 Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR. | 22 Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor. | 22 Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. | 22 Quem acha uma esposa, acha o bem, E alcança o favor de Jeová. | 22 Aquele que acha uma mulher, acha a felicidade: é um dom recebido do Senhor. |
23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. | 23 O pobre fala com rogos; mas o rico responde com durezas. | 23 O pobre implora misericórdia, mas o rico responde com aspereza. | 23 O pobre fala com súplicas, Mas o rico responde com asperezas. | 23 O pobre fala suplicando; a resposta do rico é ríspida. |
24 O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. | 24 O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão. | 24 Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. | 24 Quem faz para si muitos amigos, fá-los para sua desgraça; Mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão. | 24 O homem cercado de muitos amigos tem neles sua desgraça, mas existe um amigo mais unido que um irmão. |
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