Versões Provérbios 15 Livros

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Rev. Impr. Bíblica

N. V. Internacional

S. Bíb. Britânica

V. Católica

1  A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

1  A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

1  A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.

1  Uma resposta branda desvia o furor, Mas a palavra dura excita a ira.

1  Uma resposta branda aplaca o furor, uma palavra dura excita a cólera.

2  A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.

2  A língua dos sábios destila o conhecimento; porém a boca dos tolos derrama a estultícia.

2  A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez.

2  A língua dos sábios destila o conhecimento, Mas a boca dos loucos derrama a estultícia.

2  A língua dos sábios ornamenta a ciência, a boca dos imbecis transborda loucura.

3  Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

3  Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons.

3  Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.

3  Os olhos de Jeová estão em todo o lugar, Vigiando aos maus e aos bons.

3  Em todo o lugar estão os olhos do Senhor, observando os maus e os bons.

4  A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.

4  Uma língua suave é árvore de vida; mas a língua perversa quebranta o espírito.

4  O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito.

4  A língua suave é árvore de vida, Mas a perversa quebranta o espírito.

4  A língua sã é uma árvore de vida; a língua perversa corta o coração.

5  O tolo despreza a instrução de seu pai, mas o que observa a repreensão se haverá prudentemente.

5  O insensato despreza a correção e seu pai; mas o que atende à admoestação prudentemente se haverá.

5  O insensato faz pouco caso da disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão revela prudência.

5  O insensato despreza a correção de seu pai; Mas aquele que atende à repreensão consegue a prudência.

5  O néscio desdenha a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão torna-se sábio.

6  Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos ganhos do ímpio há perturbação.

6  Na casa do justo há um grande tesouro; mas nos lucros do ímpio há perturbação.

6  A casa do justo contém grande tesouro, mas os rendimentos dos ímpios lhes trazem inquietação.

6  Na casa do justo há grandes tesouros, Mas nas rendas do perverso há perturbação.

6  Na casa do justo há riqueza abundante, mas perturbação nos frutos dos maus.

7  Os lábios dos sábios derramam o conhecimento, mas o coração dos tolos não faz assim.

7  Os lábios dos sábios difundem conhecimento; mas não o faz o coração dos tolos.

7  As palavras dos sábios espalham conhecimento; mas o coração dos tolos não é assim.

7  Os lábios dos sábios difundem o conhecimento, Porém não o faz o coração dos loucos.

7  Os lábios do sábio destilam saber, e não assim é o coração dos insensatos.

8  O sacrifício dos ímpios é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento.

8  O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor; mas a oração dos retos lhe é agradável.

8  O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.

8  O sacrifício dos perversos é abominação a Jeová, Mas a oração dos retos é-lhe agradável.

8  Os sacrifícios dos pérfidos são abominação para o Senhor, a oração dos homens retos lhe é agradável.

9  O caminho do ímpio é abominável ao SENHOR, mas ao que segue a justiça ele ama.

9  O caminho do ímpio é abominável ao Senhor; mas ele ama ao que segue a justiça.

9  O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça.

9  O caminho dos perversos é abominação a Jeová, Mas ele ama ao que segue a justiça.

9  O Senhor abomina o caminho do mau, mas ama o que se prende à justiça.

10  Correção severa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá.

10  Há disciplina severa para o que abandona a vereda; e o que aborrece a repreensão morrerá.

10  Há uma severa lição para quem abandona o seu caminho; quem despreza a repreensão morrerá.

10  Correção rigorosa há para quem abandona o caminho; E aquele que aborrece a repreensão morrerá.

10  Severa é a correção para o que se afasta do caminho, e o que aborrece a repreensão perecerá.

11  O inferno e a perdição estão perante o SENHOR; quanto mais os corações dos filhos dos homens?

11  O Seol e o Abadom estão abertos perante o Senhor; quanto mais o coração dos filhos dos homens!

11  A Sepultura e a Destruição estão abertas diante do Senhor; quanto mais os corações dos homens!

11  O Cheol e Abadom estão diante de Jeová; Quanto mais os corações dos filhos dos homens!

11  A habitação dos mortos e o abismo estão abertos diante do Senhor; quanto mais os corações dos filhos dos homens!

12  O escarnecedor não ama aquele que o repreende, nem se chegará aos sábios.

12  O escarnecedor não gosta daquele que o repreende; não irá ter com os sábios.

12  O zombador não gosta de quem o corrige, nem procura a ajuda do sábio.

12  O escarnecedor não gosta de quem o repreende, Não irá ter com os sábios.

12  O zombador não gosta de quem o repreende, nem vai em busca dos sábios.

13  O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.

13  O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate.

13  A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito.

13  O coração alegre torna contente o rosto, Mas com a tristeza do coração abate-se o espírito.

13  O coração contente alegra o semblante, o coração triste deprime o espírito.

14  O coração entendido buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia.

14  O coração do inteligente busca o conhecimento; mas a boca dos tolos se apascenta de estultícia.

14  O coração que sabe discernir busca o conhecimento, mas a boca dos tolos alimenta-se de insensatez.

14  O coração do inteligente busca o conhecimento, Mas a boca dos loucos se apascenta de estultícia.

14  O coração do inteligente procura a ciência; a boca dos tolos sacia-se de loucuras.

15  Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo.

15  Todos os dias do aflito são maus; mas o coração contente tem um banquete contínuo.

15  Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa.

15  Todos os dias do aflito são maus, Mas o homem feliz tem um banquete contínuo.

15  Para o aflito todos os dias são maus; para um coração contente, são um perpétuo festim.

16  Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação.

16  Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação.

16  É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação.

16  Melhor é o pouco com o temor de Jeová, Do que grandes tesouros e com eles a inquietação.

16  Vale mais o pouco com o temor do Senhor que um grande tesouro com a inquietação.

17  Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.

17  Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.

17  É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio.

17  Melhor é o prato de hortaliças onde há amor, Do que o boi cevado e com ele o ódio.

17  Mais vale um prato de legume com amizade que um boi cevado com ódio.

18  O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.

18  O homem iracundo suscita contendas; mas o longânimo apazigua a luta.

18  O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.

18  O homem irascível excita rixas; Mas quem é tardio em irar-se aplaca contendas.

18  O homem iracundo excita questões, mas o paciente apazigua as disputas.

19  O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada.

19  O caminho do preguiçoso é como a sebe de espinhos; porém a vereda dos justos é uma estrada real.

19  O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana.

19  O caminho do preguiçoso é como uma sebe de espinhos, Mas a vereda dos justos é uma estrada real.

19  O caminho do preguiçoso é como uma sebe de espinhos, o caminho dos corretos é sem tropeço.

20  O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe.

20  O filho sábio alegra a seu pai; mas o homem insensato despreza a sua mãe.

20  O filho sábio dá alegria a seu pai, mas o tolo despreza a sua mãe.

20  O filho sábio alegra a seu pai, Mas o homem insensato despreza a sua mãe.

20  O filho sábio alegra seu pai; o insensato despreza sua mãe.

21  A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem entendido anda retamente.

21  A estultícia é alegria para o insensato; mas o homem de entendimento anda retamente.

21  A insensatez alegra quem não tem bom senso, mas o homem de entendimento procede com retidão.

21  A estultícia é alegria para quem é falto de sabedoria, Mas o homem de entendimento faz direito o seu caminho.

21  A loucura diverte o insensato, mas o homem inteligente segue o caminho reto.

22  Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.

22  Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.

22  Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.

22  Onde não há conselho, dissipam-se os planos; Mas os muitos conselhos os estabelecem.

22  Os projetos malogram por falta de deliberação; conseguem bom êxito com muitos conselheiros.

23  O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!

23  O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é!

23  Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!

23  O homem alegra-se em dar uma resposta; E a palavra a seu tempo, quão boa é!

23  Saber dar uma resposta é fonte de alegria; como é agradável uma palavra oportuna!

24  Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.

24  Para o sábio o caminho da vida é para cima, a fim de que ele se desvie do Seol que é em baixo.

24  O caminho da vida conduz para cima quem é sensato, para que ele não desça à sepultura.

24  Para o sábio o caminho da vida é para cima, A fim de evitar o Cheol que é em baixo.

24  O sábio escala o caminho da vida, para evitar a descida à morada dos mortos.

25  O SENHOR desarraiga a casa dos soberbos, mas estabelece o termo da viúva.

25  O Senhor desarraiga a casa dos soberbos, mas estabelece a herança da viúva.

25  O Senhor derruba a casa do orgulhoso, mas mantém intactos os limites da propriedade da viúva.

25  Jeová desarraigará a casa dos soberbos, Mas estabelecerá os termos da viúva.

25  O Senhor destrói a casa dos soberbos, mas firma os limites da viúva.

26  Abomináveis são para o SENHOR os pensamentos do mau, mas as palavras dos puros são aprazíveis.

26  Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor; mas as palavras dos limpos lhe são aprazíveis.

26  O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras sem maldade.

26  Maus desígnios são abominação a Jeová, Mas palavras agradáveis são puras.

26  Os projetos dos pérfidos são abomináveis ao Senhor, mas as palavras benevolentes são puras.

27  O que agir com avareza perturba a sua casa, mas o que odeia presentes viverá.

27  O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa; mas o que aborrece a peita viverá.

27  O avarento põe sua família em apuros, mas quem repudia o suborno viverá.

27  Aquele que tem espírito de ganância perturba a sua casa; Mas quem aborrece dádivas, viverá.

27  O homem cobiçoso perturba a sua casa, aquele que odeia os subornos viverá.

28  O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.

28  O coração do justo medita no que há de responder; mas a boca dos ímpios derrama coisas más.

28  O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal.

28  O coração do justo medita no que há de responder, Mas a boca dos perversos derrama coisas más.

28  O coração do justo estuda a sua resposta; a boca dos maus, porém, vomita o mal.

29  O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.

29  Longe está o Senhor dos ímpios, mas ouve a oração dos justos.

29  O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos.

29  Jeová está longe dos perversos, Mas ouve a oração dos justos.

29  O Senhor está longe dos maus, mas atende à oração dos justos.

30  A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos.

30  A luz dos olhos alegra o coração, e boas-novas engordam os ossos.

30  Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos.

30  A luz dos olhos alegra ao coração, E boas novas engordam aos ossos.

30  O brilho dos olhos alegra o coração; uma boa notícia fortifica os ossos.

31  Os ouvidos que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios.

31  O ouvido que escuta a advertência da vida terá a sua morada entre os sábios.

31  Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios.

31  O ouvido que escuta a repreensão que dá a vida, Terá a sua morada entre os sábios.

31  Quem der atenção às repreensões salutares habitará entre os sábios.

32  O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.

32  Quem rejeita a correção menospreza a sua alma; mas aquele que escuta a advertência adquire entendimento.

32  Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento.

32  Quem rejeita a correção, despreza a sua alma; Mas aquele que escuta a repreensão, adquire conhecimento.

32  O que rejeita a correção faz pouco caso de sua vida; quem ouve a repreensão adquire sabedoria.

33  O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.

33  O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade.

33  O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.

33  O temor de Jeová é a instrução da sabedoria, E adiante da honra vai a humildade.

33  O temor do Senhor é uma escola de sabedoria. A humildade precede a glória.

 
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