Pode Voar
Natureza Viva

E põe sobre as águas dos céus as vigas dos seus aposentos. Faz das nuvens a sua carruagem e cavalga nas asas do vento. Salmo 104:3

Voar exige técnica e perseverança. As aves aprendem a voar, muitas vezes, com risco da própria vida. Em jardins e bosques, pequenas aves aprendizes se tornam vítimas de predadores oportunistas. Com as águias, a história parece mais complicada ainda. A mamãe águia empurra o filhote para fora do ninho, caso ele não salte por iniciativa própria. Mas ela pula junto e acompanha seu desempenho. Se o filhote não conseguir voar, a mamãe faz as vezes de rede de segurança e o recolhe, trazendo-o de volta ao ninho. Passado o sufoco, ela joga o bichinho outra vez, até que ele voe por si mesmo.

Antes de voar, a borboleta da couve é só um pontinho amarelo entre muitos outros grudados em uma folha desse vegetal. Caso a folha não seja colhida, os pontinhos amarelos do tamanho da cabeça de um alfinete vão crescendo e, em poucos dias, viram minúsculas lagartas. Elas devoram a couve com um apetite incontrolável. Nessa fase, são verdes como a clorofila. O crescimento é rápido e, assim que estão com 2,5 a 3 centímetros, jogam-se ao chão e se arrastam entre pedras, galhos e outros obstáculos. Precisam agir com rapidez, pois são um prato cheio para os pássaros. Se conseguir encontrar um lugar sombreado, a lagarta da couve se dependura com a cabeça para baixo, fixando-se e construindo um casulo. Agora ela vai ficar ali até se transformar em uma borboleta. Não rastejará mais. Voará sobre os campos beijando flores, ao sabor do vento.

Uma borboleta leva apenas alguns meses para completar seu ciclo de vida. O ser humano precisa de décadas para se ajustar. Nesse processo, entra em cena o apoio dos pais e a proteção de Deus. Como a mamãe águia, eles nos ajudam a vencer em cada etapa da vida. Você tem vontade de ser livre, mandar no próprio nariz e não dar satisfação a ninguém? Pode crer que ninguém mais do que nossos pais deseja que voemos com as próprias asas. Só que eles planejam para que isso aconteça com segurança. Tem gente que age como a lagarta da couve, que se joga de cima do galho e não pensa no que a espera lá embaixo. Seus pais e Deus já caminharam por onde você está passando. Confie neles e uma hora dessas você vai ouvir: “Pode voar!” O seu voo começa aqui e continuará no Céu, com Deus, nas asas do vento.

Receba periodicamente publicações como esta em seu WhatsApp
enviando uma mensagem para

+55 (19) 9 9604-3638
(o número não recebe chamadas, apenas mensagens).


Texto extraído do livro
Natureza Viva
da Casa Publicadora Brasileira.
www.cpb.com.br