Desenvolvendo o Volume

Para executar esse exercício você deverá deixar o som mais alto que o normal. A finalidade do mesmo é levar você a cantar cada vez mais alto. Poucas pessoas sabem qual o seu verdadeiro potencial de volume de voz. Cantam muito baixinho, mas quando gritam para comemorar o gol do seu time preferido ou para brigar com alguém, conseguem um volume de voz impressionante. O volume de voz do qual você dispõe para cantar é o mesmo que você tem para gritar. Se duvida, assista a uma apresentação de um cantor lírico.

O exercício consiste no seguinte: você ouve uma nota inicial e pega o tom. Em seguida, canta junto com a mesma nota e vai subindo o volume da sua voz como se quisesse superar o volume do aparelho. O volume da sua voz deverá subir ao máximo e descer logo em seguida, como o som nesse exercício. Isso tudo acontecerá muito rapidamente e se repetirá sucessivamente ao longo do exercício. Lembre-se: o volume do aparelho deverá estar bem alto e você vai tentar superá-lo como se fosse um cantor de ópera, começando baixo, subindo o volume e baixando novamente, como na gravação.

Vá com calma com esse exercício: Todo esforço feito com a voz deve ser feito com cuidado. Não tente fazer "tudo de uma vez", como se quisesse "virar" um cantor de ópera em um dia só. Aprenda a reconhecer os limites de esforço de sua voz, para não correr o risco de prejudicá-la. Quando a pessoa, realmente, está desenvolvendo o volume corretamente, não será preciso que a pessoa "rasgue" a garganta de tanto gritar e, mesmo sem fazer loucura com a saúde vocal, vai conseguir um volume impressionante.

Não cante pela "garganta", use a "voz de peito". Só para dar uma melhor noção sobre o que estamos falando, tente soltar um volume cada vez maior soltando cada vez menos fôlego ou ar dos pulmões. Se sentir a garganta cansada, pare e recomece em outra hora. Persista até conseguir os resultados, mas, com cuidado. O vídeo "Aprendendo Música e Canto" n.º 03, que será lançado em breve, vai tratar mais desse assunto.


Exercício Para Melhorar o Volume