Teste de Voz

Para quer você possa realizar os exercícios de voz de maneira apropriada, é necessário que você descubra qual é a sua voz. É isso o que vamos fazer usando os teste abaixo.

É IMPORTANTE enfatizar que o esforço exagerado da voz, cantando o que está fora do alcance, especialmente notas muito graves ou muito agudas, pode causar danos irreversíveis à voz. Por isso recomendamos muito cuidado. Siga as instruções corretamente e faça os exercícios correspondentes à sua voz. Não tente imitar outros cantores. A sua voz é a SUA voz. Além de que uma imitação pode acabar sendo ridículo, pode ainda ter outras conseqüências piores. Quando você estiver com a sua voz bem preparada e for fazer apresentações, só use play-backs adequados ao teu tipo de voz. Não se esqueça, isso é muito importante!

Você poderá ainda fazer seu teste de voz usando as faixas do CD n.º 01 de "Exercícios Para a Voz" da série "Aprendendo Música e Canto" ou a parte correspondente que você encontra no DVD "Aprendendo Música e Canto" n.º 02, o que, provavelmente, será melhor ainda. Ao utilizar o CD ou os testes abaixo basta cantar com cada uma das faixas correspondentes. As três primeiras mencionadas são para vozes femininas e as quatro últimas para as vozes masculinas. Cante com cada uma das faixas correspondentes, levando em conta o seguinte: em cada faixa, ao cantar, você ouvirá o som de vários instrumentos juntos. Esse trecho corresponde ao que a voz selecionada no teste deve alcançar. Nos trechos onde se ouve somente o piano as notas não precisam ser alcançadas pela voz correspondente; se alcançar, parabéns!!! Se não alcançar, não se preocupe, está dentro do normal.

Teste de Voz - Soprano

Teste de Voz Meio-Soprano

Teste de Voz - Contralto

Teste de Voz - Primeiro Tenor

Teste de Voz - Segundo Tenor

Teste de Voz - Barítono

Teste de Voz - Baixo

"Pegar o Tom" - Exercicio 1

"Pegar o Tom" - Exercicio 2

"Pegar o Tom" - Exercicio 3