Teoria Musical - Conceitos Iniciais

MÚSICA - Música é a arte da comunicação através de sons relacionados entre si de maneira lógica e ordenada.

SOM - Som é a vibração que pode ser sentida pelo órgão auditivo. O som se propaga através do ar ou de outro elemento tal qual as ondas formadas em um lago quando atiramos nele uma pedra.

Quando as vibrações que produzem o som são irregulares temos um ruído (Ex.: um objeto caindo ao chão, uma porta batendo, etc.) e quando são regulares temos um som musical (Ex.: uma nota tocada num instrumento musical, o canto de um passarinho, etc.).

Observação: Alguns instrumentos de percussão na realidade produzem ruídos que têm sido empregados na música para criar certos efeitos ou para marcar o ritmo. Esse é o caso da bateria que, na realidade, não produz notas musicais; os sons produzidos por ela são irregulares, são ruídos, literalmente falando.


Características do Som:

ALTURA DO SOM: A altura do som depende do seu número de vibrações por segundo. Quanto mais vibrações por segundo tiver o som, mais agudo ele será e, consequentemente, mais alto. (Um som mais alto é um som mais agudo; um som mais baixo é um som mais grave).

DURAÇÃO DO SOM: É o espaço de tempo durante o qual o som pode ser ouvido.

INTENSIDADE DO SOM: Eqüivale ao volume do som, ou seja, a força do mesmo.

Observação: É muito comum confundir mais alto com mais intenso. CUIDADO!!! Mais alto é o mesmo que mais agudo e mais intenso é o mesmo que mais forte. É importante não confundir as duas coisas.

TIMBRE: É a qualidade do som que nos permite reconhecer a diferença entre sons que podem até estar com a mesma altura e intensidade, mas de diferentes origens. Ex.: Reconhecemos a diferença entre o som produzido por um violino e o produzido por um trompete ou a diferença entre a voz de diferentes pessoas. É o timbre que faz a diferença.


A Formação da Música:

Para termos música precisamos de:

SOM: A vibração que é sentida pelos nossos ouvidos.

RITMO: O movimento ordenado dos sons.

MELODIA: A seqüência dos sons formando sentido.

HARMONIA: Sons simultâneos formando sentido.


Na realidade, o conteúdo desta página é muito resumido e mesmo superficial. Para ter em mãos algo muito melhor, mais completo, numa linguagem muito mais simples e clara, recomendamos a série "Aprendendo Música e Canto". Aprender música com ela é muito, muito, muito mais fácil do que aqui pela internet, além de ser um aprendizado bem mais completo. Nos DVDs e vídeo-CD-Roms você encontrará dicas interessantes sobre como decorar as notas musicais mais depressa e com mais facilidade e muitas outras coisas. Você vai gostar.