1º. Seminário Sobre Princípios de Música Sacra
Clique aqui para abrir uma cópia em formato pdf para imprimir

Nunca antes a música recebeu tanta atenção na Igreja Adventista do Sétimo Dia como agora. Ao ser apresentada à igreja a nova Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música trazendo a mesma a recomendação (artigo 8, parágrafo 2) de que fossem realizados seminários "fortalecendo o envolvimento com a igreja e seus princípios musicais" tornou-se imperativo que algo especial fosse preparado com esta finalidade ajudando assim a eliminar muitas dúvidas que os nossos irmãos têm atualmente sobre o assunto.

Não seria suficiente ler em uma programação ou mesmo distribuir para os irmãos cópias da Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música (publicada na Revista Adventista de agosto de 2005 e cuja cópia impressa foi distribuída às igrejas por muitas das nossas associações); as pessoas não iriam assimilar ou memorizar suficientemente o assunto e as dúvidas retornariam rapidamente. É preciso ainda evitar que o assunto caia no esquecimento como ocorreu com a primeira Filosofia Adventista de Música votada pela Conferência Geral no Concílio Outonal de 1972; a maioria dos nossos irmãos nem ficou sabendo da existência da mesma.

Seria fundamental, ainda, que o material destinado a transmitir essas orientações não fosse preparado com pouco fundamento teológico, trazendo a opinião de uns poucos que não tivessem grande autoridade no assunto.

Pesquisas exaustivas forma realizadas e o resultado foi o 1º. Seminário Sobre Princípios de Música Sacra. Trata-se de um resumo dos estudos de algumas das maiores autoridades em música da Igreja Adventista do Sétimo Dia não somente no Brasil, mas também em diversas partes do mundo, pessoas que, durante anos, pesquisaram a fundo o assunto tendo como principal referência a Bíblia e o Espírito de Profecia.

Direta ou indiretamente, através dos seus escritos, contribuíram para que este 1º. Seminário Sobre Princípios de Música Sacra se tornasse um realidade: pastores, professores de teologia, doutores e pesquisadores. Nas entrelinhas dos temas deste seminário alguns poderão reconhecer algo do que foi dito por muitas dessas pessoas.

A principal fonte de informação, acima de todas as outras, foi a Revelação divina, através do Espírito de Profecia e da Bíblia. Os que estudarem atentamente os assuntos apresentados neste seminário notarão que seu conteúdo tem sólido fundamento, pois, mais do que resumir as pesquisas e estudos de grandes autoridades da igreja em matéria de música no Brasil e no mundo, eles contêm autoridade divina provinda da pena inspirada. Esta é, sem dúvida alguma, a maior autoridade de todas.

A possibilidade da realização deste 1º. Seminário Sobre Princípios de Música Sacra em nossas igrejas está sendo considerada um grande passo no sentido de que os nossos irmãos possam ficar bem informados sobre este assunto que tem tanto a ver com o nosso relacionamento com DEUS, especialmente no que diz respeito às nossas ofertas de louvor e reverência.<

Datas e horários para as programações

Ao serem marcadas as datas para a realização das programações do 1º. Seminário Sobre Princípios de Música Sacra deve-se escolher o dia e horário da semana no qual todos os membros da igreja possam estar presentes. Algumas igrejas têm escolhido as sextas-feiras à noite, outras os domingos antes do culto e outras ainda os sábados à tarde, antes do JA. Temos observado que as sextas-feiras à noite tem sido, em boa parte dos casos, a melhor opção, uma vez que nem todos vão à igreja aos domingos (muito menos para assistir a uma programação extra antes do horário normal) e muitas pessoas faltam ao programa JA (muito mais ainda a uma programação extra que "atrapalharia" às sonecas que muitos tiram no sábado à tarde); mas isto é algo que a direção da igreja deve decidir da melhor forma possível buscando a assistência de todos.

Ao marcar o horário para o início das programações será bom levar em consideração o fato de que nem todos os programas terão a duração total de uma hora; alguns podem chegar a uma hora e quinze ou uma hora e vinte. Se houver algo a ser considerado em relação ao horário do término dos programas será interessante analisar a possibilidade de começar um pouco mais cedo, às 19:30hs ao invés de às 20:00hs, por exemplo.

Curso de Orientação Sobre Princípios de Música Sacra

O 1º. Seminário Sobre Princípios de Música Sacra deverá ser apresentado em 10 (dez) programas ou 10 semanas, para os quais foram também preparadas lições como as de um curso bíblico (semelhante ao "Fé Para Hoje" ou "A Bíblia Fala"), as quais estão sendo distribuídas às nossas igrejas de diversas maneiras, uma das quais é dentro do Vídeo-CD-Rom "O Último Apelo Divino". O citado vídeo-CD-Rom, a partir da versão 1.0.7, que pode ser copiado e distribuído gratuitamente, contém um programa de computador que, ao ser instalado, copia para o computador todas as informações necessárias, incluindo cartazes, palestras e as lições do curso em formato PDF para serem impressas e reproduzidas por meio de xerox ou outro recurso similar (clique aqui para ver ou imprimir as lições).

Foram também preparados outros vídeos que podem ser muito úteis durante as programações. Os temas desses vídeos, que fazem parte da série "Música, Bênção ou Maldição", são completos em seu conteúdo, apresentando todos os assuntos das lições 2 a 8 do curso. Informações sobre como adquirir esses vídeos podem ser encontradas em nossa loja virtual.

O tema número 1 do seminário corresponde ao vídeo "O Último Apelo Divino", contido no vídeo-CD já mencionado.

Os temas de números 2 a 8 correspondem aos vídeos 1, 2, 3, 10, 11, 12 e 13 da série "Música, Bênção ou Maldição" também já mencionada.

Os temas 9 e 10 do seminário são específicos para serem apresentados de viva voz por pessoas da liderança da igreja, sendo que o último contém a íntegra do texto da Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música. O texto destes dois temas estão contidos em arquivos PDF e HTML dentro do vídeo-CD "O Último Apelo Divino" e são copiados para o computador quando o programa é instalado.

Embora usando os vídeos da série "Música, Bênção ou Maldição" seja muito mais fácil realizar as programações, mesmo sem ter os mesmo todas as igrejas devem realizar o seminário, usando como temas das palestras as lições do curso contidas no vídeo-CD-Rom "O Último Apelo Divino" (versão 1.0.7 ou superior), que é distribuído gratuitamente.


Os programas

De um modo geral as programações serão desenvolvidas da seguinte forma:

1. Abertura: boas-vindas, hino inicial e oração;
2. Mensagem musical especial;
3. Uma breve introdução ao tema (5 minutos, aproximadamente) que será apresentado através do vídeo ou ir direto para a pregação, quando for apresentada pessoalmente;
4. Preenchimento da lição do dia do curso;
5. Apelo seguido do hino e da oração final;
6. Encerramento.

É importante salientar uma das grandes vantagens de serem utilizados os vídeos durante as programações: os temas do curso são extensos e nos vídeos são apresentados de uma forma objetivamente planejada. Apresentá-los ao vivo, pessoalmente, geralmente acarreta uma das duas coisas: ou o programa demora demais quando tenta-se apresentar e comentar todo o conteúdo ou ficam alguns pontos importantes sem serem analisados, sendo passados por alto por falta de tempo; nenhuma destas coisas seria benéfica.

O último programa do seminário segue uma seqüência apenas um pouco diferente:

1. Abertura: boas-vindas, hino inicial e oração;
2. Mensagem musical especial;
3. Apresentação do tema do dia, que será um resumo explicativo dos principais pontos da Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música (Clique aqui para maiores informações);
4. Preenchimento da lição do dia do curso;
5. Apresentação à igreja dos integrantes da Comissão de Música seguida de uma breve explicação das funções de cada um, não esquecendo de descrever também as responsabilidades da própria Comissão;
6. Leitura para aprovação da igreja do voto da Comissão da Igreja das "Normas da Igreja Local com Relação à Música" (outras informações abaixo);
7. Apelo seguido do hino e da oração final;
8. Encerramento.

Clique aqui para ver ou imprimir um roteiro detalhado para ser completado com as informações a respeito dos participantes de cada programa

No CD-Rom que acompanha os vídeo da série "Música, Bênção ou Maldição" existem, entre outras coisas, arquivos do PowerPoint especialmente preparados para serem utilizados durante o preenchimento das lições. O mesmo conteúdo foi também disponibilizado em seqüências JPG em formato de Slide-Show que podem ser utilizados diretamente em aparelhos de DVD (que leiam arquivos JPG) mesmo sem computador, como se fossem arquivos do PowerPoint. O mesmo CD-Rom traz também gabaritos para a correção das lições, caso seja necessário.

Os temas

Seguem abaixo os títulos dos programas do seminário e os vídeos correspondentes que podem ser utilizados na apresentação dos temas:

1ª. Semana: O Último Apelo Divino
>>>
Contido no vídeo-CD-Rom "O Último Apelo Divino"

2ª. Semana: Música, Bênção ou Maldição?
>>>
Vídeo 01 da série "Música, Bênção ou Maldição?"

3ª. Semana: Música Destrutiva
>>>
Vídeo 02 da série "Música, Bênção ou Maldição?"

4ª. Semana: Viciados em Música
>>>
Vídeo 03 da série "Música, Bênção ou Maldição?"

5ª. Semana: A Música e a Chuva Serôdia
>>>
Vídeo 10 da série "Música, Bênção ou Maldição?"

6ª. Semana: Batuque no Santuário
>>>
Vídeo 11 da série "Música, Bênção ou Maldição?"

7ª. Semana: Instrumentos ou Ferramentas?
>>>
Vídeo 12 da série "Música, Bênção ou Maldição?"

8ª. Semana: A Trombeta Fora de Tom
>>>
Vídeo 13 da série "Música, Bênção ou Maldição?"

9ª. Semana: O Louvor Aceito Pelo Céu
>>>
Palestra a ser apresentada por um dos líderes da igreja cujo texto pode ser impresso a partir dos arquivos contidos no vídeo-CD-Rom "O Último Apelo Divino" (clique aqui para ver o texto).

10ª. Semana: Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música
>>>
Palestra a ser apresentada por um dos líderes da igreja cujo texto pode ser impresso a partir dos arquivos contidos no vídeo-CD-Rom "O Último Apelo Divino" (clique aqui para ver o texto).


Normas da Igreja Local com Relação à Música (voltar)

Realizar algumas palestras sobre princípios de música sacra não é suficiente para reverter a lastimável decadência que se pode notar em muitas das músicas erroneamente chamadas "sacras" que são ouvidas hoje em dia ou até mesmo cantadas em algumas das nossas igrejas. O primeiro passo para corrigir isso foi dado pela Associação Geral e seguido pela Divisão Sul Americana (a Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música) com o apoio das nossas Uniões, Associações e Missões. O próximo passo deverá ser dado por cada uma das nossas igrejas.

A primeira coisa a ser feita será promover programações como as do seminário aqui apresentado. Tão logo isto seja feito deve a Comissão de Música se reunir para preparar um esboço sugestivo das Normas da Igreja Local com Relação à Música. As fontes de informação para o preparo desse esboço devem ser a Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música e o Manual da Igreja, pois baseiam-se nas orientações da Bíblia e do Espírito de Profecia. O texto dessas normas pode ser um resumo da citada Filosofia acrescido de outras citações do Manual da Igreja e do Espírito de Profecia que sejam importantes para elucidar possíveis dúvidas quanto a algumas questões que possam surgir.

Preparado o esboço, o mesmo deverá ser enviado à Comissão da Igreja para apreciação a qual fará os devidos ajustes, correções e acréscimos, votando em seguida o seu conteúdo e submetendo-o à aprovação da igreja (a leitura do voto pode ser feita no último dia do seminário). Feito isto a igreja local terá suas normas oficiais, as Normas da Igreja Local com Relação à Música, que serão fundamentais para eliminar possíveis divergências quanto ao que pode ou não ser usado na música da igreja.

Outras orientações ainda a respeito da elaboração das Normas da Igreja Local com Relação à Música poderão ser encontradas através dos links abaixo, o primeiro dos quais contém um arquivo em formato doc que inclui um modelo que pode servir de referência inicial quando da elaboração do texto final das referidas normas. O segundo link abre para impressão a apostila "Informações Gerais e Documentos Oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia Relacionados com a Música", que nada mais é do que a íntegra da Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música, da Filosofia Adventista de Música de 1972, de todos os textos encontrados no Manual da Igreja relacionados com a música e das orientações contidas no arquivo doc do link anteriormente citado. Cópias dessa apostila deverão ser distribuídas a todos os membros da Comissão de Música e da Comissão da Igreja, juntamente com jogos completos das lições do 1º. Seminário Sobre Princípios de Música Sacra, bem antes das reuniões das comissões destinadas à elaboração das Normas da Igreja Local com Relação à Música. Essa distribuição deverá ser feito preferivelmente no início ou antes das programações do seminário para que todos tenham tempo de estudar os assuntos e tomar conhecimento da posição oficial da igreja sobre a música tal como é apresentada na Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música e no Manual da Igreja.

Clique aqui para abrir o arquivo .doc com orientações e modelo para referência

Clique aqui para ver ou imprimir a apostila "Informações Gerais e Documentos Oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia Relacionados com a Música"

Orientações e seminários são muito importantes, mas de pouco proveito enquanto não houver um posicionamento definido por parte de cada igreja; não adianta saber o que é certo se não for posto em pratica. Sendo assim, é fundamental que cada igreja tenha também um voto de comissão que resguarde os princípios com relação à música, pois, só então a Comissão de Música terá parâmetros definidos com os quais trabalhar de maneira que as regras para o que deve ou não ser feito nunca se baseiem no "eu acho" que pode, "eu gosto disto" ou "'fulano' disse que não tem problema". A partir de então ninguém poderá questionar: "Por que eu não posso cantar essa música aqui sendo que em tal igreja cantam?"

A realização do 1º. Seminário Sobre Princípios de Música Sacra antes que as Normas da Igreja Local com Relação à Música sejam votadas é fundamental. Quando possível, é interessante programar tudo de tal maneira que a reunião da Comissão da Igreja para votar as Normas da Igreja Local com Relação à Música seja realizada o mais próximo possível do final seminário. Assim todos os integrantes da Comissão de Música e da Comissão da Igreja estarão melhor orientados ao sugerirem ou votarem essas normas e a igreja esteja bem informada a respeito da procedência e legitimidade das mesmas ao serem elas aprovadas. O melhor momento para a leitura do voto da Comissão da Igreja sobre as referidas normas é no dia do último programa do seminário.

Após terem as Normas da Igreja Local com Relação à Música sido aprovadas pela igreja a Comissão de Música deve tomar as devidas providências para que se tornem bem conhecidas de todos, distribuindo cópias das mesmas, ao menos uma para cada família, e solicitando à direção de Comunicação da igreja que fixe uma cópia no painel de anúncios. Outras cópias devem ainda ser disponibilizadas para que possam ser enviadas às pessoas de outras das nossas igrejas quando estas forem convidadas para cantar na igreja local a fim de que nenhuma música inadequada seja apresentada "por acidente". A Comissão de Música é responsável diante da Comissão da Igreja por zelar pelo cumprimento das Normas da Igreja Local com Relação à Música.

Enfatizamos novamente a importância de:

a) Ser dada a maior atenção e ser feita a melhor divulgação possível das programações para que todos os membros da igreja assistam;

b) A nova Comissão de Música da igreja iniciar suas atividades o mais rapidamente possível caso isto ainda não tenha acontecido;

c) Serem votadas pela Comissão da Igreja as Normas da Igreja Local com Relação à Música.

Em breve novas programações estarão sendo colocadas à disposição da igreja para que os nossos irmãos possam aprender ainda mais sobre o assunto. Se todos colaborarmos da melhor forma possível em breve estaremos colhendo os benefícios em todas as nossas programações.


Clique aqui para abrir uma cópia em formato pdf para imprimir