Quartetos Femininos

Um tipo de grupo musical que não tem sido muito difundido, mas deveria, é o quarteto feminino. O que muita gente não sabe, é que, embora existam realmente muitas diferenças significativas entre as partituras para quartetos masculinos e femininos, muitos dos arranjos preparados originalmente para quartetos masculinos podem ser usados também pelos femininos.

Tomemos como exemplo o hino "JESUS me Remiu Por Seu Sangue", do nosso kit de ensaios "Louvemos o Rei". O mesmo poderia ser ensaiado com resultados muito bons por quatro ou mais mulheres (poderia ser um conjunto feminino em vez de um quarteto). A gravação do primeiro tenor seria usada pelo primeiro soprano, a do segundo tenor seria usada pelo segundo soprano, ou meio-soprano, o barítono seria substituído pelo primeiro contralto e o baixo pelo segundo contralto. Se duvidam, experimentem e vejam o que acontece!

Para facilitar, colocamos nos links abaixo o hino acima mencionado, com os nomes das vozes mudados. A voz ouvida será masculina, mas, neste caso, as irmãs é que deverão cantar de acordo com as indicações das vozes escritas nos links. Vamos, experimentem!

JESUS me Remiu Por Seu Sangue - Soprano (1.º soprano)

JESUS me Remiu Por Seu Sangue - Meio-soprano (2.º soprano)

JESUS me Remiu Por Seu Sangue - 1.º Contralto

JESUS me Remiu Por Seu Sangue - 2.º Contralto

JESUS me Remiu Por Seu Sangue - Play-Back

Que tal? Gostaram?

E isto não acontece só com o hino citado, não! Acontece com tantos hinos originalmente escritos para quartetos masculinos que chega a ser uma vergonha não estarmos com uma quantidade muito grande de quartetos femininos espalhados por nossas igrejas.

Quando as irmãs estão querendo ensaiar usando partituras de quartetos masculinos, uma dica será ler a clave de dó (ou a de sol oitavada abaixo) na altura de uma clave de sol normal e ler a clave de fá uma oitava acima.

O segredo é só as irmãs cantarem dentro do alcance da voz feminina. É claro que não vão tentar "engrossar" a voz na mesma oitava em que cantam os homens, não é?!?! Como é que as irmãs fazem quando pegam o play-back de um cantor para apresentar um solo? Cantam com voz de homem? É claro que não! O mesmo deve ser feito ao ensaiarem um quarteto usando um kit preparado originalmente para vozes masculinas. Façam de conta que um homem está apenas cantando para ensinar - o que não deixará de ser verdade. Nem todos os hinos vão produzir o mesmo efeito, mas os resultados, de um modo geral, serão tão bons que o quarteto feminino assim formado não vai parar mais.

Façam a experiência!

Leiam também o artigo:

Outras formações de quartetos e trios