Aprendendo a "Pegar o Tom"

Os exercícios que você verá a seguir têm como objetivo levar você a cantar as notas corretamente, ou seja, "pegar o tom", como costumamos dizer. Ao ouvir cada uma das notas tocadas, cante-a também, pronunciando um "Laaaa" ou um "Aaaa" em cada uma. Não confie em seu próprio ouvido. Use um gravador e grave o que você está cantando junto com o que vai ouvir ou solicite o auxílio de outra pessoa (não precisa ser um músico - pode ser alguém que esteja aprendendo junto com você) para ter certeza de que você está cantando a nota correta, ou seja, está "afinado" com o exercício. Quatro ou mais ouvidos ouvem mais detalhes que apenas dois.

Execute os exercícios na seqüência indicada e repita-os quantas vezes e quantos dias forem necessários até que você consiga cantar todas as notas corretamente, ou seja, no "tom certo". E lembre-se: não confie somente em seu próprio ouvido. Algumas pessoas cantam notas erradas pensando que as estão cantando corretamente.

ATENÇÃO: Embora não venhamos a mencioná-lo com freqüência, você DEVE utilizar o recurso do gravador (como acima mencionado) ou dos "ouvidos adicionais" dos amigos em TODOS os exercícios, sem exceção, se possível, pois só assim você terá um controle melhor do seu aproveitamento e da qualidade do que você esta cantando.

"Pegar o Tom" - Exercicio 1

"Pegar o Tom" - Exercicio 2

"Pegar o Tom" - Exercicio 3