"Ensaio Virtual"
Use os nossos kits de ensaios para formar ou ensaiar um grupo vocal - links no final da página

Aqueles que estão na igreja há muitos anos sem dúvida alguma se lembram das boas músicas que eram ouvidas então, dos quartetos, corais, e tantas outras coisas que marcaram os bons tempos da música sacra. Com o passar dos anos, porém, os corais começaram a desaparecer, sendo, a princípio, substituídos por conjuntos de menor tamanho. Esses conjuntos, ao longo dos anos, começaram e se tornar cada vez menores e mais raros. Se antes era fácil encontrarmos um coral ou quarteto na igreja, hoje...

Com os quartetos, que foram no passado uma preciosa tradição na Igreja Adventista do Sétimo Dia, as coisas não foram melhores: Os quartetos foram desaparecendo e hoje, quando são encontrados, a minoria deles realmente conserva os "bons costumes" musicais dos tempos da boa música. Atualmente, muitos arranjos que estão mais para "desarranjos" acabam ofuscando o brilho e a inspiração de muitas das apresentações musicais.

São duas as principais causas do declínio da música sacra e da sua escassez atual: A conformidade com os costumes do mundo e a falta de formação e preparo dos líderes de música.

Quanto ao primeiro problema, só a conscientização de cada pessoa envolvida e o desejo sincero de fazer a vontade de DEUS, aliado a uma busca interessada por informações sobre o que é adequado ao louvor no lugar santo poderá reverter o declínio espiritual e musical existente hoje no mundo cristão. É preciso querer saber qual é o plano divino e também disposição para obedecer. Está escrito: "O meu povo se tem esquecido de mim... fizeram-se tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por atalhos não aplainados" "Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas." Jeremias 18: 15 e 6: 16. Depois de sabermos qual é o roteiro divino, devemos ter "juízo" o bastante para obedecer: "Se sabeis estas coisas," disse JESUS, "bem-aventurados sois se as praticardes." João 13: 17. Este site tem grande interesse em auxiliar nesse sentido, por isso convida a todos vocês para que aproveitem bem tudo o que aqui é colocado à disposição de vocês.

Mas existe também o segundo problema: A falta de formação e de recursos técnicos para que as igrejas tenham boas lideranças musicais e bons resultados.

Com o passar dos anos a vida tem-se tornado mais e mais agitada, "corrida", e as pessoas têm cada vez menos tempo para as coisas que são realmente importantes, até mesmo para a família. Que diremos, então, do tempo que seria necessário para se adquirir educação musical e formação técnica para atuar com perfeição nessa área? Hoje as pessoas mal conseguem tempo ou recursos para adquirir conhecimento profissional que as ajude a ganhar mais facilmente o sustendo diário, quanto mais para aprender música...!

Felizmente, o avanço da tecnologia também abriu portas para a solução de alguns desses problemas. Hoje, a melhor ferramenta para a formação e o ensaio de grupos vocais (corais, quartetos, conjuntos, etc.) são os kits de ensaios. Embora isso não seja nenhuma "invenção recente", é algo ainda desconhecido para muitas pessoas, por não ter sido objeto de atenção por parte da esmagadora maioria dos produtores musicais e nem ter sido algo muito divulgado.

O que é um kit de ensaio? É uma coleção de materiais que trazem tudo o que é necessário para a formação de grupos vocais, onde ainda não existe um, e para facilitar os ensaios dos grupos vocais já existentes (corais, quartetos, conjuntos, etc.). Com um bom kit de ensaios é possível formar ou ensaiar um grupo vocal mesmo sem ter um dirigente que conheça música. É, pode parecer incrível, mas com um bom kit de ensaios é possível dirigir música sem conhecer música!

Um kit de ensaios deve ter, além dos play-backs e partituras, as gravações das vozes separadas para que cada um ensaie ouvindo apenas o que deve aprender, ou seja, a melodia que deve cantar em sua voz, gravada separadamente.

Para saberem algo mais sobre quartetos e conjuntos femininos cliquem aqui


Kit Para Quartetos ou Conjuntos Masculinos
Também serve para corais masculinos

Sendo assim, num kit para quartetos serão encontrados, além dos play-backs e partituras, como dissemos, as gravações contendo, separadamente, as vozes do 1º. Tenor, do 2º. Tenor, do Barítono e do Baixo.

Atravéz dos links abaixo vocês terão uma amostra de como funciona um kit de ensaios. Falando primeiramente de quartetos e conjuntos masculinos, veremos abaixo as gravações contendo: na primeira, somente a voz do 1º. Tenor; na segunda, somente a voz do 2º. Tenor; na terceira, somente a voz do Barítono; na quarta, somente a voz do Baixo.

Amostra de uma gravação para ensaio do 1º. Tenor

Amostra de uma gravação para ensaio do 2º. Tenor

Amostra de uma gravação para ensaio do Barítono

Amostra de uma gravação para ensaio do Baixo

Nem todos os kits de ensaios trazem uma gravação contendo as 4 vozes juntas, ou seja, o grupo vocal completo (no exemplo acima o quarteto completo). Isso só acontece quando o kit teve sua origem juntamente com uma gravação de quarteto, conjunto ou coral. Quando é esse o caso, será possivel ouvir também o resultado, ou seja, a harmonia das 4 vozes juntas. Cliquem no link abaixo e ouçam como isso acontece.

Amostra de uma gravação com as 4 vozes juntas (quarteto)

Como dissemos, nem todos os kits de ensaios trazem esse tipo de gravação também. Quando o kit foi produzido, desde o início do projeto, apenas para ser um kit de ensaios, a gravação contendo as 4 vozes juntas, na maioria das vezes, não existe.

Depois de bem ensaiado o hino, usando o kit de ensaios, chega a hora de usar o Play-Back, completar o ensaio e cantar.

Amostra do Play-Back

Para saberem algo mais sobre quartetos e conjuntos femininos cliquem aqui

Kit Para Corais ou Conjuntos Mistos
Também serve para quartetos mistos (homens e mulheres)

Quando se trata de um coral ou conjunto misto as vozes gravadas separadamente serão as correspondentes ao Soprano, Contralto, Tenor e Baixo. No exemplo abaixo estamos mostrando o caso de um kit que foi produzido, desde o início do projeto, para ser apenas um kit de ensaios, não para dar origem também a um CD convencional (normal) para ser apenas ouvido. Sendo assim, não existe uma gravação contendo as 4 vozes juntas.

No presente caso, cada uma das 4 vozes foi gravada pelo mesmo professor, o qual gravou tanto o material para o ensaio dos homens quanto o destinado às mulheres. Para as mulheres será como se estivessem ouvindo o maestro do coral cantando para elas aprenderem as suas vozes.

Amostra de uma gravação para Sopranos

Amostra de uma gravação para Contraltos

Amostra de uma gravação para Tenores

Amostra de uma gravação para Baixos

Amostra do Play-Back

Os kits de ensaios são a maneira mais prática e acessível de se formar um grupo vocal, oferecendo ainda a possibilidade de os integrantes do grupo poderem ensaiar em casa também, o que melhora muitíssimo o rendimento dos ensaios coletivos. Se os integrantes do grupo (coral, quarteto ou conjunto) forem esforçados, é possivel ensaiar em casa e apenas revisar o resultado final quando se reunirem para ensaiar juntos. Quanto mais esforço, maiores os resultados.

Temos conhecimento de um caso, ocorrido no estado de São Paulo, em que um coral de 200 vozes, com integrantes de várias igrejas Adventistas do Sétimo Dia, teria o seu primeiro ensaio num domingo à tarde, no mesmo dia do "programa de estréia", o qual seria também um programa especial de natal. O caso não seria tão impressionante se as pessoas que iriam participar se conhecessem antes e tivessem ensaiado durante várias semanas, mas, devido a uma série de fatores, o que aconteceu foi algo muito diferente: Os membros do coral receberam as gravações com as vozes para ensaiar apenas uma semana antes do programa e se conheceram apenas no próprio dia do programa, no primeiro ensaio, o único que houve e pouco antes da apresentação. Muitos poderiam achar isso um absurdo, uma loucura, mas, o fato é que quando a programação começou, o coral já tinha 4 hinos prontos. Mais do que isso, por pouco não estavam com outros dois outros hinos prontos também. Aquela programação foi "um sucesso" e nunca será esquecida pelos que participaram da mesma.

Os kits de ensaios são ferramentas importantíssimas para as pessoas envolvidas com a música nas igrejas. É lamentável que a produção de materiais assim não faça parte da preocupação da esmagadora maioria dos produtores musicais, pois dá mais dinheiro gravar um CD "popular" que seja vendido em grande quantidade do que gravar uma coleção de CDs dedicada às pessoas que querem, realmente, cantar e se dedicar à música na igreja. Contudo, não queremos ser contados com a maioria, por isso nos dedicamos especialmente a essa área de produção musical.

Através dos links abaixo vocês irão acessar alguns kits para ensaio on-line. Aproveitem! Agora vocês já podem ensaiar conectados à internet! Não se esqueçam, porém, que vocês precisam saber qual o alcance de voz de cada integrante do grupo vocal. Se ainda não souberem, façam um teste vocal agora mesmo, clicando no primeiro link abaixo, depois podem voltar a esta página e ir para o "Ensaio Virtual" através dos links seguintes.

Para fazer um teste de voz agora, clique aqui

Para ensaiar um quarteto ou conjunto masculino agora, clique aqui

Para ensaiar um coral, conjunto ou quarteto misto (homens e mulheres) agora, clique aqui

Provavelmente vocês desejarão mais materiais, para ensaiar muitas músicas. Quando esse for o caso, não deixem de visitar a nossa Loja Virtual, onde vocês encontrarão kits de ensaios para corais e quartetos e muita coisa mais! Encontrarão até informações sobre as aulas de música e canto e sobre os CDs com "Exercícios Para a Voz".

Esperamos, com o passar do tempo, acrescentar aqui mais materiais que possam auxiliá-los a recuperarem a boa música das nossas igrejas. Orem por isso e unam-se a nós nesse ministério. Vai valer a pena!

Leiam também o artigo:

Outras formações de quartetos e trios