Antes de prosseguir com os exercícios vocais

Para prosseguir com os exercícios, você precisa saber se sua voz é grave, média ou aguda. Mesmo que você não alcance todas as notas de uma determinada voz, ao fazer o teste de voz você deve ter observado que uma delas está mais próxima de sua realidade.

Para as mulheres: soprano corresponde à voz aguda, meio-soprano à voz média e contralto à voz grave. A partir de agora você deverá seguir a seguinte regra: nas faixas ou exercícios que contêm indicações de agudo, médio ou grave, o soprano deve utilizar apenas as que trazem a indicação "Agudo", o meio-soprano apenas as que trazem a indicação "Médio" e o contralto apenas as com a indicação "Grave".

Quanto aos homens, o 1.º tenor deverá usar apenas as faixas ou exercícios com a indicação "Agudo". O 2.º tenor deverá usar as faixas com a indicação "Médio" e, no que for possível alcançar, as com a indicação "Agudo" também, mas apenas o que a voz alcançar sem muito esforço. O barítono deverá usar as faixas com a indicação "Médio" e, no que for possível alcançar, as com a indicação "Grave" também, mas apenas o que a voz alcançar sem muito esforço. O baixo deverá usar apenas as faixas ou exercícios com a indicação "Grave".

LEMBRE-SE: a partir de agora, todos os exercícios que contenham a indicação agudo, médio e grave deverão ser utilizados apenas pelas pessoas que cantem a voz correspondente. Caso contrario, sua voz poderá ser prejudicada. Os exercícios que não tenham indicação de agudo, médio ou grave podem ser praticados por todos.