Explosão em Frisco
As Aventuras de Orchard
A tensão crescia continuamente quando Siringo se disfarçou de mineiro e se misturou com os trabalhadores das minas de Gem, uma das cidades existentes entre Burke e Wallace. Vivendo entre eles usando o nome de C. Leon Allison, pagando bebidas e até emprestando dinheiro para alguns deles, Siringo conseguiu ganhar a confiança dos trabalhadores e juntar-se à união dos mineiros locais, chegando a ser eleito para o cargo de secretário daquele sindicato.
Siringo enviava relatórios frenquentes aos seus contratadores, revelando segredos e fornecendo detalhes de planos dos grevistas. Começaram a surgir suspeitas de que houvesse um espião entre eles pelo fato de que os donos das mineradoras pareciam saber tudo sobre as atividades do sindicato e conseguiam facilmente frustrar-lhe os planos; o que ficou claro quando um jornal local publicou segredos da união dos mineiros (nome pelo qual era conhecido aquele sindicato).
A confirmação da existência de um espião entre eles fez a revolta explodir como um vulcão. Na noite de domingo, 11 de fevereiro de 1892, os mineiros começaram a se reunir na colina acima da mina de Frisco. Seu número foi aumentando com o passar das horas até que, por volta das cinco da madrugada, tiros começaram a ser disparados. Como era de se esperar, não se sabe quem deu o primeiro tiro, se foram os grevistas, algum dos guardas da mina ou dos trabalhadores não sindicalizados que estavam dentro da mesma. Os grevistas estavam descobertos na colina enquanto os guardas podiam se proteger dos tiros. Foi quando os mineiros empurraram calha abaixo uma caixa de explosivos que despedaçou a mina matando um homem e ferindo vários outros.
Minutos depois outro confronto mortal irrompeu também na minha de Gem, enquanto um terceiro grupo de mineiros se dirigia para a pensão onde Siringo ficava. Ele, percebendo o que aconteceria, escapou por um buraco no chão, disfarçando a saída com um tronco. Com certeza foi para ele uma situação de grande tensão ter que rastejar por meio quarteirão por baixo de uma passarela de madeira enquanto ouvia os homens enfurecidos logo acima dele procurando pelo espião. Ele conseguiu fugir para as colinas, voltando à cena somente depois que a Guarda Nacional e as tropas federais já haviam controlado a situação, a fim de identificar os líderes sindicais que estiveram envolvidos nos confrontos. Em 1912 ele publicou em Chicago a sua autobiografia, o livro “A Cowboy Detective” (Um Vaqueiro Detetive).
Logo depois dos confrontos ocorridos em Frisco e Gem, centenas de trabalhadores do sindicato convergiram para a mina Bunker Hill, de Wardner, obrigando-a a fechar. Essas três eram as principais minas que, na ocasião, ainda estavam em plena produção devido a seus donos terem contratados trabalhadores não sindicalizados para preencher as vagas dos grevistas.
Os desastrosos resultados daqueles confrontos levaram Norman B. Willey, então governador do Estado de Idaho, a acionar a Guarda Nacional e a pedir auxílio ao presidente dos Estados Unidos que enviou tropas federais para a região.
Receba periodicamente publicações como esta em seu WhatsApp
enviando uma mensagem para
+55 (19) 9 9604-3638
(o número não recebe chamadas, apenas mensagens).
|
|
Texto extraído do livro
As Aventuras de Orchard
da Editora Luzes da Alvorada.
Contato / Pedidos
|
|
|