Burke
As Aventuras de Orchard

No norte do Estado de Idaho, nos Estados Unidos, existe uma região montanhosa que foi muito rica em minérios, entre os quais se destacavam a prata e o chumbo. Muitas cidades e vilas de mineiros surgiram ao longo dos desfiladeiros que cortam essa região e algumas dessas localidades tiveram destacado papel nos acontecimentos aqui relatados. Entre essas localidades podemos citar: Wallace, a localidade para onde Orchard se dirigiu ao sair de Spokane, Burke, onde ele morou em seguida e onde se envolveu com o sindicato, e Wardner, que foi palco de uma explosão em 29 de abril de 1899.

Burke foi descrita por Orchard, posteriormente, como “um lugar sombrio para se viver”. O primeiro motivo para tal descrição era o fato de que a mesma estava num ponto muito estreito do desfiladeiro Canyon Creek, onde as montanhas, em ambos os lados, são muito íngremes, chegando a cerca de trezentos metros de altura. Isso fazia com que houvesse muito pouco vento na cidade e que a luz do sol não incidisse diretamente sobre a mesma mais do que quatro ou cinco horas durante o dia em algumas épocas do ano.

A cidade tinha apenas uma rua e ficava impressionantemente espremida entre as montanhas cujo vão, em seu ponto mais estreito, tinha apenas quarenta e cinco metros de largura. O comprimento total da cidade era de aproximadamente mil e duzentos metros. Certamente não seria um bom lugar para uma pessoa com claustrofobia morar.

Foi aproximadamente em 1884 que se descobriu minério em Burke e aí começou o seu o crescimento rápido e desordenado. Já em 1887 estava sendo implantada a primeira linha de ferrovia da cidade e em 1890 a segunda. As construções começaram a ser erigidas aproveitando-se todo espaço possível, inclusive em cima do riacho que acompanhava a cidade, onde foram construídos vários banheiros logo nos primeiros anos. Imagine a situação de alguém que tivesse um desarranjo intestinal e que precisasse ir com urgência a um desses banheiros. O problema é que a segunda linha de trens da cidade passava exatamente entre as lojas e os banheiros. Se a “crise biológica” ocorresse no exato momento em que um dos trens estivesse passando essa pessoa poderia ter alguns momentos de desconforto, com risco de um possível vexame.

Outras construções foram erigidas por cima das águas do Canyon Creek, entre as quais se destacaram o Hotel Tiger, com 4 andares e 150 quartos, e o prédio principal da Star Mine, da mineradora Hecla, erigido a partir de 1923, cuja estrutura gigantesca ainda pode ser vista na cidade fantasma que restou daquele período da história americana. Se nem o curso do riacho foi respeitado durante as edificações, muito menos a encosta das montanhas, tendo sido necessário que se cortasse parte da encosta para que fosse possível concluir a construção de alguns dos edifícios da época.

Receba periodicamente publicações como esta em seu WhatsApp
enviando uma mensagem para

+55 (19) 9 9604-3638
(o número não recebe chamadas, apenas mensagens).


Texto extraído do livro
As Aventuras de Orchard
da Editora Luzes da Alvorada.
Contato / Pedidos